Você está em: Home » Passeios Culturais » Pássaros Juninos 2010 – Participe !



Pássaros Juninos 2010 – Participe!

Manifestações culturais idealizadas e desenvolvidas pelo GRUPO PÁSSARO TUCANO. Acontecem no mês de junho nas festividades do São João, na cidade de Belém!


Agenda de Apresentações 2010: (ENTRADA FRANCA)

06/06 – Domingo de manhã - Praça da República (Revoada dos Pássaros)

13/06 – Domingo - Às 10h00 no Teatro Waldemar Henrique

19/06 – Sábado a noite - Memorial dos Povos (Programação Fumbel)

20/06 – Domingo - Às 18h00 no Imperial

27/06 - Domingo - Às 18h00 no Teatro Gasômetro; às 20h00 no Teatro Cláudio Barradas (Programação Secult)

03/07 – Sábado a noite - Encerramento na casa de Iracema (Rua Curuçá, 1109)

VENHA CONFERIR COM A SUA FAMÍLIA E AMIGOS!

DIVERSÃO GARANTIDA!


O que é Pássaro Junino?

Pássaro Junino ou Melodrama-Fantasia é um tipo de brincadeira popular tipicamente paraense, que ocorre principalmente no período das festividades de São João. Segundo Bruno de Menezes, os Pássaros Juninos seriam uma espécie de ramificação ou desenvolvimento posterior dos Cordões de Bichos, dos quais se tem registros de apresentações no estado do Pará desde o século XIX. De acordo com o mesmo autor, os Pássaros Juninos teriam se destacado no cenário das festas populares paraenses a partir de 1900, época da Bélle Époque amazônica.
Os Pássaros Juninos são também chamados de Melodrama-Fantasia porque nessa brincadeira ou teatro popular são encenadas histórias com fortes características melodramáticas: conflitos familiares, traições, dramas amorosos, vinganças, entre outras. Mas além do drama há também a parte cômica da brincadeira, além de momentos de canto e dança. Vale lembrar que toda a encenação é feita com músicas, quando possível tocadas ao vivo por uma banda que acompanha o grupo.
Os personagens brincados nas peças de Pássaros são diversos: nobres (como princesas, príncipes, marquesas e marqueses, condes e condessas, entre outros), matutos (que podem ser paraenses ou cearenses), índios, feiticeiras, fadas… E as roupas que cada personagem usa em cena são dignas de nos transportar para outra época e lugar, tão ricas que são em detalhes, brilhos e plumas!
Em Belém, há diversos Pássaros em atividade, todos dignos de serem admirados uma vez que são feitos com muito amor, teimosia e dedicação de seus guardiões, ensaiadores e brincantes! Entre estes, está o Pássaro Tucano… Mas isso fica para o próximo vôo!

Grupo Pássaro Tucano:

O Pássaro Tucano foi fundado em Belém no ano de 1927 por iniciativa de um senhor chamado Cipriano. Em 1942 consagrou-se campeão e a partir daquele ano deixou de apresentar-se devido à morte de seu fundador. Em 1980, graças aos esforços de Laércio Gomes e Guaracy de Oliveira (também conhecida como Ara), o Tucano volta a ser apresentado na quadra junina. No ano seguinte Iracema Oliveira, irmã de Ara, passa a ser a guardiã do grupo, permanecendo no posto desde então. Até hoje é sob o seu comando que o grupo de brincantes (composto por parentes, vizinhos, amigos, estudantes de teatro e atores) ensaia a peça do ano na casa da guardiã, localizada na Rua Curuçá – Telégrafo.


Veja mais sobre os Pássaros Juninos:


1 Comentário

  1. Quero q fali do meu passaro junino beija-flor disse:

    passaro junino Beija Flor fundado em 25/05/1956
    atualmenti residi na mesmo emdereso fazemos aprezentaçãos foni [91]32592761 ou [91] 82658043

Deixe seu Comentário

© | 2010 Turismo no Pará – Brasil – Amazônia | O Portal que evidencia toda a riqueza do Estado do Pará

Web Otimizada